segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cultura popular

Feira Livre na rua dos Trilhos, vai um pastel?



Grafite Arte Urbana


No bairro encontramos diversas paredes com a arte do grafite, dando mais vida e cor as ruas.



Projetos sociais

ANEEC

Projeto voltado para jovens que não tem preparação profissional. A ANEEC auxilia os adolecentes a ingressarem no mercado de trabalho, oferencendo cursos profissionalizantes.


Arsenal da Esperança
Projeto que acolhe pessoas que se encontram em dificuldades, falta de trabalho, moradia, alimentação e saúde. O projeto é promovido por entidade religiosa, mas também recebe ajuda do governo e outras instituições.





domingo, 23 de maio de 2010



Samba de Adoniran Barbosa!
O bairro da Mooca, ainda abriga muitas coisas, que fizeram parte do século passado e até hoje continuam fazendo parte do cotidiano da vida das pessoas, como é o caso do tratorzinho encontrado no Parque da Mooca.

sábado, 22 de maio de 2010



Instalado inicialmente no bairro da Mooca, o Jockey Club que foi inaugurado oficialmente em 1890,com o desejo inicial de seus idealizadores que a mais tradiconal prova do turfe paulista, o Grande Prêmio São Paulo, integrasse as festividades comemorativas da passagem do Centenário da Independência.
O Jockey Club acabou mudando de lugar, e agora está localizado na Avenida Lineu de Paula Machado. A fachada do antido Jockey ainda encontrasse conservada, porém seu interior sofreu muitas mudanças, no lugar de cavalos hoje encontramos um mercado.

Quero ricordá do tanta cosa...
Qui nem sê...

Io quero ricordá, im libro, dos tempo di lá do trais,
Do tempino da vécchia Móca... do tempo do Parqui Shangai...

Io quero lembra im verso, o culégio M.M.D.C.
das coza daquele tempo, qui nunca mai vó m’ isquecê...

Io quero ricordá du churro, que si mangiava na churraria,
da fera lá na Dom Bosco... do paste qui si cumia,

Io quero lembrá du tempo... du tempo di rapazzola,
du tempo do cine Roma... do paste da ragazzeta...

Io quero lembrá da Móca, du Clube Real Madri,
du tempo di giogá bola... cum o Airto e cu’ o Giquirí...

Io quero recordá du tempo que nó m’ isquecí
Das dumingas de las cervegias ... co Vitório e Laduí...

Io quero mi lembra xuxando, o pani im sardela fria,
da festa di San Genaro, du vino e d’alegria...

Io quero ricordá du lanche qui lá no Dorazio cumia,
daqüela mortadela quente... du Bauru qüeli fazia...

Io quero lembra alegro, du tempo qui só si ria,
Du Pepe Lega chigando... na frenti das scuderia...

Io quero ricordá da Móca, du tempo qui si vivia,
du tempo que era felice ... era felice e nem sabia...

Carlos Guido Piva

Poema extraído do livro “Orra Meu! O canto da Mooca”
Escrito por Carlos Guido Piva

Hino Atlético Clube Juventus

Autor: Carlos Roberto de Jesus Polastro

Juventus querido
Juventus de glória
Moleque travesso
entrou para a história

Este moleque travesso
é o maior clube paulistão
merece o nosso respeito
está fazendo cinqüentão

Juventus querido
Juventus de glória
moleque travesso
entrou para a história

Juventus, Juventus
pra confirmar a tradição
cinqüenta anos de vitórias
força jovem da nação

Juventus querido
Juventus de glória
moleque travesso
entrou para a história

Este moleque travesso
é o maior clube paulistão
merece o nosso respeito
está fazendo cinqüentão

Este moleque travesso
é o maior clube paulistão
cinqüenta anos de vitórias
força jovem da nação


Orgulho de nascer, crescer, viver, falar e respirar Mooca.

...Juventus...

Biblioteca Afonso Taunay

Localizada na Rua Taquari, a Biblioteca Afonso Taunayabriga, em seus 2 mil metros quadrados, cerca de 50 mil títulos, todos disponíveis à população.Construído em 1954, o prédio da biblioteca fica ao lado da subprefeitura e dentro do parque do bairro. Lá também se encontra o Núcleo Museológico da Mooca, com acervo fotográfico, documentos do século passado, instrumentos musicais e ferramentas que contam a história do local. Durante o ano, a biblioteca realiza diversas atividades, como aulas de coral e oficinas de Tai-Chi-Chuan.

Sociabilidade

Praça Largo São José do Bélem
Lugar onde as pessoas se encontram para conversar, passear e fazer compras na feirinha de artesanatos, que funciona todas as quartas-feiras até as 17:00.

Parque da mooca
Repleto de verde e áreas para diversão, como quadras de futebol, piscinas, o Parque da Mooca é um lugar onde os moradores se encontram para praticarem esportes, se divertirem ou simplesmente passarem o tempo. O parque da Mooca é uma das opções de lazer mais freqüentas pelas pessoas do bairro.




A porta de entrada do Teatro Arthur Azevedo. O teatro conta com um belissimo painel, pintado pelo artista plástico Renato Sottomayor.





Cadeiras



Cadeiras que contam histórias, cadeiras que tem histórias, cadeiras onde centenas de pessoas se emocionaram ao assistir peças teatrais, cadeiras que fazem parte do bairro da Mooca.

Mooca


Ao completar 450 anos, a Mooca ganhou um monumento que forma a inicial M. Acredita-se que a palavra Mooca, que é de origem indígena, tenha surgido no século XVI, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas Os índios, exclamavam "moo-oca" (moo=faz e oca=casa). Uma outra versão relacionada ao fato dos jesuítas mandarem bairro, para seus colegas da região leste e estes esinavam os índios a fazer casa "moo-oca". Outra hipótese, se relaciona a uma outra expressão indígena, "moo-oka" = ares secos.

Paróquia São Rafael


A Paróquia São Rafael, foi fundada em 28 de junho de 1935 pelo Padre Savino Agazzi. Com estilo gótico, a Paróquia São Rafael é uma das mais conhecidas e frequentas igrejas no bairro da Mooca.

As missas são realizadas

Domingos 7h30; 9h; 11h; 18h e 19h30 / Clube Juventus - 11h
Segundas-feiras 16h (pelas almas); 19h
Terças-feiras 19h
Quartas, Quintas e Sextas-feiras 7h e 19h
Sábados 16h

A igreja ainda conta com O Centro Social Santa Maria Goretti foi fundado em 20 de junho de 1952, tendo como finalidade oferecer à comunidade assistência moral, religiosa e material, assim como: cursos de datilografia, corte e costura, idiomas (inglês e italiano), danças, ballet-escola, vigilantes do peso, sapateado, academia, música (órgão e violão), instrumentação cirúrgica, teatro, entre outros.

A Mooca é um bairro super tranquilo para se morar, ou simplesmente conhecer. As pessoas caminham tranquilamente entre suas ruas e avenidas.

Rua dos Trilhos

Exatamente naquele longínquo 1867, São Paulo começaria a transformar-se com a chegada da Estrada de Ferro Inglesa, a São Paulo Railway.
Um ramal estendeu-se até o bairro da Mooca, com trilhos colocados ao leito de uma rua – Rua dos Trilhos. Esse ramal saia da linha principal, na altura da atual Universidade Anhembi Morumbi – antiga Fábrica da Alpargatas – fazia uma curva sob o atual viaduto da Zona Leste e entrava pela estrada posteriormente denominada Rua dos Trilhos, e na Rua do Hipódromo entrava à esquerda até a Bresser, frente aos portões do Hipódromo.

Problemas Sociais

"Os invisíveis"
Invisíveis aos olhos da grande maioria da sociedade, seres humanos vivem em situação deplorável, sem o mínimo de afeto e respeito. Na Mooca não é diferente, abandonados em praças, em portas, muitasa pessoas vivem pelas ruas.



A deterioração de construções, muitas delas antigas, é um dos problemas encontrados no bairro da Mooca. Muitos imóveis antigos encontram-se totalmente deteriorados, por outro lado, imensos prédios novos cercam essas construções, que hoje não tem a atenção que necessitam.

Salão de Barbeiro


Subprefeitura

A Subprefeitura da Mooca que é subdividida pelos distritos da Mooca, Água Rasa, Belém, Tatuapé, Pari e Brás. É localizada dentro do Parque da Mooca, na Rua Taquari. A Subprefeitura cuida dos aspectos demográficos e físicos, sobre a infra-estrutura, trânsito, habitação, nela você encontra também informações como localização dos prédios públicos, praças.

Juventus

Clube Atlético Juventus um clube criado pela colônia italiana do bairro da Mooca, tem no nome uma homenagem à Juventus de Turim. Já sua camisa era a princípio roxo, numa homenagem à Fiorentina italiana, mas, com o tempo, suas cores foram escurecendo para o grená.
A torcida juventina é famosa por apoiar a equipe os noventa minutos da partida, sendo com certeza umas das mais fanáticas torcidas do país e transformando seu estádio num verdadeiro caldeirão para os adversários.
O clube foi batizado com o mesmo nome da Juventus da Itália e pretendia usar as cores tradicionais deste time. O padrão alvinegro, entretanto, já era adotado por muitos clubes paulistas, o que levou à busca de uma combinação sem semelhantes: o branco-grená do Torino.
O cantor e compositor Chico Buarque, quando adolescente, chegou a fazer testes juvenis do Juventus.
Pelé afirma que seu gol mais bonito foi marcado na Rua Javari em 2 de agosto de 1959 durante o Campeonato Paulista.

Avenida Paes de Barros


A avenida Paes de Barros a mais importante e movimentada avenida do bairro da Mooca, é uma importante via da cidade de São Paulo, liga o bairro da Mooca ao centro. Com cerca de quatro quilômetros de extensão. Atravessa todo o bairro da Mooca até a Vila Prudente, ao andarmos por essa avenida nos deparamos com uma diversidade enorme de comércio entre outros, podemos encontrar desde barzinhos super agitados, até instituições solidárias.

Teatro Arthur Azevedo

Inaugurado em 1952, o Teatro Arthur Azevedo , que recebeu esse nome em homenagem ao grande teatrólogo, poeta, contista e jornalista brasileiro, foi inspirado no “Palais des Sovietes”, obra esta projetada pelo referido Le Corbusier. O grande responsável pelo projeto padrão dos mesmos foi o arquiteto Roberto José Goulart Tibau, cuja idéia era fazer com que aquele espaço se integrasse ao local onde se situava, para com isso popularizar o seu uso.
Além da encenação de peças teatrais e de espetáculos musicais, o “Arthur Azevedo”, principalmente nas décadas de 50 a 70, foi palco de inúmeras óperas, como “O Barbeiro de Sevilha”, “Madame Butterfly”, “Cavalaria Rusticana” e outras.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Memorial do Imigrante




O Memorial do Imigrante é uma instituição pública localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX.



Um dos mais renomados pontos turísticos e culturais de São Paulo.

Catavento

O Catavento é um grande e magnífico espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo. Em meados de 2007, foi criada a sociedade civil: Catavento Cultural e Educacional, que recebeu recursos e o excelente Palácio das Indústrias, para mostrar o mundo das ciências e as necessidades sociais de modo interessante.
Obrigado por sua visita ♥